Um olhar mais atento ao delicado tapete verde e às pequeninas se revelam: são centenas de mudas de hortaliças, que devem crescer e chegar à mesa do consumidor.
Pelo menos duas vezes ao dia elas são regadas – às vezes mais, dependendo da necessidade. Mas antes de chegarem a esse estágio, há um longo caminho.
Tudo começa com a higienização das bandejas retornáveis, onde serão plantadas.
Na segunda etapa, os recipientes são preenchidos com substrato a base de cascas de pinus e coco e outros nutrientes. De 15 a 17 mil bandejas por semana recebem sementes selecionadas, que depois são cobertas com fibras de coco.
Dali, elas seguem para um descanso de um a cinco dias na câmara germinadora. Assim que surgem os primeiros brotinhos, vão para uma espécie de berçário por mais 30 dias.
A produção fica em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Em um único viveiro, são produzidas 17 milhões de mudas de hortaliças por mês em centenas de bandejas. Dali a cerca de 45 dias, elas atingem o ponto ideal para consumo.
A família do produtor Elisandro Fiorese é uma das famílias italianas tradicionais no cultivo de hortaliças da região. O negócio começou há 30 anos e foi se aprimorando.
Ele faz parte da terceira geração e busca sempre inovar com equipamentos e novas fórmulas. Tanto que, hoje, produz os substratos adequados a cada uma das variedades de hortaliças e distribui para o Brasil todo.
Além das hortaliças, também se consolida no ramo da produção de 200 espécies diferentes de flores, fornecendo 300 mil unidades por mês de mudas em caixas, potes e vasos.
“O cliente está cada vez mais exigente com a qualidade. As mudas de hortaliças, por exemplo, têm que conseguir produzir, a muda tem que ser adequada, e as flores também têm que ficar bonitas, do jeito que ele espera”, afirma Fiorese.
Colombo é um dos maiores produtores de mudas de verduras e legumes, com um volume médio estimado de 27 milhões de mudas por mês em uma área de 1831 hectares. Alface, agrião, rúcula, couve, escarola, acelga e espinafre são as mais produzidas.
“Nosso município alcança grandes índices de produtividade e é graças aos produtores de hortaliças”, diz Jerônimo Strapasson, secretário de agricultura e abastecimento do município.
“Hoje, somos o segundo maior produtor de hortaliças do estado, o maior produtor de mudas de hortaliças do estado e somos campeões em produtividade por metro quadrado.”
A produção de flores é mais uma vocação do município. Em algumas estufas, é primavera o ano todo. E foi apostando neste novo segmento que o Fábio e Ana Paula Rissard resolveram cultivar flores.
Na condição de pequenos produtores, eles hoje agregam a experiência que já tinham na agricultura ao plantio de pelo menos 400 espécies diferentes de flores, que fornecem para floriculturas e mercados.
“O mercado das plantas ornamentais vem crescendo muito. A quantia de produtores que tem até na região aqui, que são ótimos produtores, com mercadoria de qualidade, de fora também”, afirma Fábio.
Créditos: Colombo é capital paranaense de mudas de hortaliças | Caminhos do Campo | G1 (globo.com)
Spot on with this write-up, I absolutely feel this web site needs much more attention. I’ll
probably be back again to read through more, thanks for the information!